- Raposa Azul
- Pedro Martins: Uma Trajetória Marcada no Cruzeiro
Pedro Martins: Uma Trajetória Marcada no Cruzeiro
Por Redação Raposa Azul em 26/04/2024 13:31
Pedro Martins: Uma Trajetória de Resgate no Cruzeiro
Único diretor executivo de futebol do Cruzeiro na SAF de Ronaldo, Pedro Martins encerra sua passagem pelo clube após dois anos e quatro meses. Sua trajetória foi marcada por reformulações no elenco, muitas trocas de técnicos e o acesso à Série A com o título da Série B do Brasileirão.Pedro Martins assumiu a diretoria executiva do Cruzeiro em meio à chegada da SAF, ao lado de Paulo André e Gabriel Lima (CEO). A diretoria executiva do clube tem um papel menos centralizador do que em outros clubes.
No primeiro ano de trabalho do grupo, houve duas saídas polêmicas: Fábio e Vitor Roque. O goleiro Fábio, prestes a completar 1.000 jogos pelo clube, não teve o contrato renovado pela SAF. Vitor Roque, considerado a principal joia da base do Cruzeiro , teve a multa rescisória paga pelo Athletico-PR após não chegar a um acordo de renovação contratual.
Desde que chegou à Toca da Raposa, 68 jogadores foram contratados pelo clube, sendo 36 em 2022, 26 em 2023 e dez na atual temporada.
Trocas de Comando e Conquistas
Apesar do discurso da SAF favorável a trabalhos a longo prazo de treinadores, a gestão de futebol ficou marcada pelas trocas de comando desde 2022. Neste período, cinco técnicos (Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo, Larcamón e Fernando Seabra) foram contratados com participação de Pedro Martins, além de Fernando Seabra e Paulo Autuori terem comandado o time de forma interina.
Com Pedro Martins à frente da diretoria executiva, o Cruzeiro teve como ponto alto a conquista da Série B de 2022. No ano passado, apesar das dificuldades ao longo do Brasileirão, o time atingiu os objetivos: permanecer na elite e conquistar vaga na Conmebol Sul-Americana.
As críticas da torcida em relação a Pedro Martins estão direcionadas principalmente às contratações feitas desde 2022.
Agradecimento e Despedida
Pedro Martins agradeceu nominalmente a Ronaldo Fenômeno, acionista de 90% da SAF, também a Gabriel Lima (CEO do Cruzeiro ) e a Paulo André (diretor global do projeto de futebol de Ronaldo). Ele relatou o que foi encontrado no clube mineiro quando a SAF iniciou o trabalho e um pacto realizado.
"O descaso com a estrutura e a gestão, a falta de respeito com os funcionários e a ausência de perspectiva futura nos assustaram tanto quanto o tamanho da dívida que foi deixada. Mesmo que de maneira informal e com uma "série de incêndios" para apagar, em Janeiro de 2022 foi feito um pacto: reconstruiríamos o clube através da premissa de que ninguém destruiria o Cruzeiro novamente, nunca mais", disse Pedro Martins.
Ao se despedir, Pedro Martins afirmou: "Estou de saída para um novo clube, mas gostaria de agradecer a oportunidade de ter tido o Cruzeiro na minha vida. Não sinto orgulho somente pelas conquistas desportivas, mas por entender que me entreguei de corpo e alma à uma história sensacional".
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros