- Raposa Azul
- Mundial de Vôlei Masculino em Uberlândia: Gigantes em Quadra
Mundial de Vôlei Masculino em Uberlândia: Gigantes em Quadra
Por Redação Raposa Azul em 10/12/2024 05:12
Equipes Brasileiras: Desafio em Casa
O Brasil estará representado por dois clubes mineiros no Mundial de Clubes de Vôlei Masculino em Uberlândia: o Cruzeiro, atual campeão sul-americano, e o Praia Clube, anfitrião da competição. A cidade de Uberlândia receberá a partir de terça-feira, oito equipes de cinco países diferentes no Ginásio do Sabiazinho, com jogos até o próximo domingo. Embora joguem em casa, os times mineiros enfrentarão uma árdua luta pela vitória, pois se depararão com adversários de peso internacional.
O Praia Clube, estreante na Superliga após o encerramento de sua parceria com Araguari, participará do primeiro Mundial de Clubes da história do projeto. Classificada por ser o time da cidade-sede, a equipe apresentou um bom início de temporada, com triunfos sobre Campinas e São José. O destaque do time é o oposto Franco, duas vezes o maior pontuador da Superliga. Apesar do desempenho promissor, o Praia Clube busca se firmar no cenário nacional e almeja uma vaga na final do Mundial.
Já o Cruzeiro , ostenta um impressionante currículo com quatro títulos mundiais, dez títulos sul-americanos e sete da Superliga. O time mineiro busca o pentacampeonato nesta edição, mas sem o cubano Miguel López, que se transferiu para o vôlei japonês. Com a saída de López, o oposto Wallace reassumiu o protagonismo, contando com o apoio do central Lucão e do ponteiro Douglas Souza, ambos campeões olímpicos em 2016. Este trio de peso coloca o Cruzeiro como forte candidato à final e, quem sabe, ao título.
Potências Internacionais: A Busca pelo Título Mundial
Entre os rivais internacionais, destacam-se os italianos Trentino, detentor de cinco títulos mundiais, e Lube Civitanova, vencedor do torneio em 2019. O Trentino, maior campeão mundial da história, é previsto como o principal oponente do Cruzeiro no Grupo B. O clube italiano conta com talentos emergentes como os ponteiros Alessandro Michieletto e Daniele Lavia, além do reforço brasileiro Flávio, medalhista olímpico em Paris. O Lube Civitanova, por sua vez, apesar de chegar como convidado após a desistência do time polonês Jastrzebski Wegiel, possui um elenco de estrelas e é um forte candidato ao título sob o comando do técnico Giampaolo Medei.
Completando o cenário internacional, temos os iranianos Foolad Sirjan e Shahdab Yazd, o argentino Ciudad Voley e o egípcio Al Ahly. O Foolad Sirjan, atual campeão asiático, formado principalmente por jogadores iranianos, apresenta o central Mohammad Valizadeh como destaque. O Shahdab Yazd, também iraniano, conta com a presença do lendário oposto Amir Ghafour, campeão mundial pelo Civitanova em 2019. O Al Ahly, primeiro clube africano no Mundial masculino desde 2016, chega como campeão continental com 16 títulos em seu histórico. O time egípcio tem como destaque o oposto Ahmed Salah, ícone do vôlei egípcio, além de outros atletas que participaram das Olimpíadas.
O Ciudad Voley, vice-campeão sul-americano em 2024, marcando presença com o ponteiro Facundo Conte, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, mesmo após o fim de seu ciclo na liga nacional. O time argentino também conta com o levantador Demian González e o ponteiro Nicolás Lazo como nomes conhecidos. O elenco é composto exclusivamente por jogadores argentinos.
Grupos e Calendário de Jogos: A Disputa Pelo Troféu
Os times estão divididos em dois grupos: Grupo A (Praia Clube, Al Ahly (Egito), Lube Civitanova (Itália), Foolad Sirjan (Irã)) e Grupo B (Cruzeiro, Cuidad Voley (Argentina), Shahdab Yazd (Irã), Trentino (Itália)). A competição terá início na terça-feira, 10 de dezembro, e se estenderá até domingo, 15 de dezembro, com jogos no Ginásio do Sabiazinho. A fase de grupos será disputada de terça a quinta-feira. A fase final, com as semifinais e finais, acontecerá no sábado e domingo.
Segue a tabela com os horários dos jogos:
10/12 - Terça-feira
10h: Trentino x Shahdab Yazd
13h30: Foolad Sirjan x Civitanova
17h: Cruzeiro x Ciudad Volley
20h30: Praia Clube x Al Ahly
11/12 - Quarta-feira
10h: Trentino x Ciudad Volley
13h30: Foolad Sirjan x Al Ahly
17h: Cruzeiro x Shahdab Yazd
20h30: Praia Clube x Civitanova
12/12 - Quinta-feira
17h: Praia Clube x Foolad Sirjan
20h30: Cruzeiro x Trentino
13/12 - Sexta-feira
17h: Ciudad Volley x Shahdab Yazd
20h30: Civitanova x Al Ahly
14/12 - Sábado
13h30: 1ºA x 2ºB
17h: 1ºB x 2ºA
15/12 - Domingo
11h: Disputa do bronze
14h30: Final
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros