- Raposa Azul
- Gabigol e Cruzeiro: Contrato Assinado Sob a Sombra do Doping
Gabigol e Cruzeiro: Contrato Assinado Sob a Sombra do Doping
Por Redação Raposa Azul em 02/01/2025 04:11
O Acordo Entre Cruzeiro e Gabigol
O Cruzeiro oficializou a contratação do atacante Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, para um vínculo de quatro temporadas. A chegada do jogador ao time mineiro, no entanto, está atrelada à resolução de um caso de doping que se arrasta desde sua passagem pelo Flamengo. A expectativa é que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) analise o recurso do atleta em 2025, embora a data específica ainda não tenha sido divulgada.
O caso em questão não consta na agenda das sessões do CAS até meados de fevereiro deste ano. O Cruzeiro , por sua vez, não revelou os detalhes do acordo, mas é esperado que a equipe tenha se precavido juridicamente para o caso de uma decisão desfavorável ao jogador.
O Processo de Doping e a Suspensão
Para o julgamento do recurso, o CAS designará três árbitros. O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) aplicou uma suspensão de dois anos a Gabigol, com início em abril de 2023, período em que foi realizada a coleta de exames no centro de treinamento do Flamengo que deu origem ao processo. A decisão foi divulgada em março de 2024.
Dessa forma, a punição se estende até abril de 2025, com a possibilidade de o atacante continuar atuando durante esse período, já que ele obteve um efeito suspensivo no CAS um mês após a decisão inicial. Esse efeito suspensivo permitiu que Gabriel Barbosa treinasse e jogasse pelo Flamengo na fase final do seu contrato com o clube carioca. As partes, no entanto, não chegaram a um acordo para a renovação, e o jogador anunciou que deixaria o clube ao fim do contrato.
Entenda a Acusação Contra Gabigol
Gabigol foi acusado de dificultar o processo de realização do exame antidoping no CT do Flamengo, durante uma visita surpresa dos oficiais. Apesar de ter realizado o exame e testado negativo, a atitude do jogador, de acordo com os responsáveis pela coleta, foi enquadrada como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle", conforme o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O incidente ocorreu no dia 8 de abril de 2023.
Segundo o relato dos responsáveis pelo exame, o jogador não se apresentou a eles antes do treino, ignorou-os após a atividade e foi almoçar, demonstrando desrespeito à equipe e aos procedimentos. Além disso, pegou o recipiente de coleta sem avisar, irritou-se ao ser acompanhado até o banheiro e entregou o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas.
A Defesa de Gabigol
A primeira notificação sobre a tentativa de fraude foi entregue a Gabigol no dia 30 de maio. O vice-geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, realizou a primeira defesa do jogador. Posteriormente, o clube contratou o advogado Bichara Neto para defender o atleta. Em todas as ocasiões, o atacante garantiu que não tinha intenção de fraudar o exame.
O futuro de Gabigol no Cruzeiro permanece incerto, com o julgamento do recurso no Tribunal da Fifa ainda pendente. O clube e o jogador aguardam ansiosamente a decisão que poderá definir o rumo de sua carreira nos próximos anos.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros