- Raposa Azul
- Fernando Diniz e o Desafio de Longo Prazo no Cruzeiro
Fernando Diniz e o Desafio de Longo Prazo no Cruzeiro
Por Redação Raposa Azul em 15/12/2024 06:34
Um Novo Capítulo na Toca da Raposa
Após um período turbulento no final da temporada, Fernando Diniz foi confirmado como o comandante do Cruzeiro para o ano de 2025. Além da busca por conquistas esportivas, o treinador terá a árdua tarefa de dar continuidade ao trabalho, permanecendo no cargo ao longo de toda a temporada, algo incomum para o clube neste século.
A permanência de um técnico por um ano completo tem sido uma raridade no Cruzeiro . O último a alcançar tal feito foi Mano Menezes, que em sua segunda passagem pela equipe, foi contratado em julho de 2016 e permaneceu até agosto de 2019. Dentro do século XXI, apenas Adilson Batista (entre 2008 e 2010) e Marcelo Oliveira (2013 a 2015) também conseguiram essa marca de longevidade no cargo.
O Desafio da Estabilidade
Outros treinadores, como Vanderlei Luxemburgo e Paulo Pezzolano, chegaram a comandar o Cruzeiro durante uma temporada inteira, mas acabaram deixando o cargo no decorrer do ano seguinte. Todos esses técnicos, em suas respectivas passagens, tiveram resultados expressivos, conquistando títulos para o clube. Agora, Fernando Diniz terá a missão de conduzir o Cruzeiro rumo a novas conquistas, almejando o topo do Campeonato Mineiro e buscando protagonismo nas competições mais importantes, como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana.
Histórico Recente de Instabilidade no Cruzeiro
Desde a saída de Mano Menezes, o Cruzeiro teve um total de 14 treinadores efetivos, uma clara demonstração da instabilidade que assolou o clube nos últimos anos. A lista inclui nomes como: Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão, Felipe Conceição, Mozart Santos, Vanderlei Luxemburgo, Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo, Nicolás Larcamón e Fernando Seabra. Além desses, houve também as passagens interinas de Paulo Autuori e Seabra na reta final do Brasileirão de 2023.
Diniz, que foi contratado no final de setembro para substituir Fernando Seabra, teve um início promissor no clube, chegando à final da Sul-Americana, onde foi derrotado pelo Racing. Apesar da derrota na final, o técnico também enfrentou pressões devido aos resultados no Brasileirão, que culminaram com a não classificação para a Libertadores. Apesar das especulações sobre uma possível demissão, a diretoria optou por manter o treinador para o ano seguinte.
Fernando Diniz e a Busca por um Projeto Duradouro
Apenas em uma oportunidade, desde que se firmou como técnico de equipes de ponta no futebol brasileiro, Fernando Diniz conseguiu iniciar e terminar uma temporada no mesmo clube. Essa marca foi alcançada no Fluminense, em sua última passagem, quando conquistou a Libertadores, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.
O treinador também esteve próximo de alcançar este feito no São Paulo. Contratado no decorrer de 2019, ele foi demitido faltando cinco rodadas para o final do Brasileirão de 2020 - que se estendeu pelo início de 2021 por conta da pandemia da Covid-19. Diniz terá agora o desafio de construir um projeto de longo prazo no Cruzeiro , buscando a estabilidade e o sucesso que o clube tanto almeja.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros