- Raposa Azul
- Estreia de Leonardo Jardim no Cruzeiro: Desafios e Possibilidades
Estreia de Leonardo Jardim no Cruzeiro: Desafios e Possibilidades
Por Redação Raposa Azul em 11/02/2025 04:40
Expectativa pela Estreia de Leonardo Jardim no Cruzeiro
A possível estreia do técnico português Leonardo Jardim no comando do Cruzeiro agita as expectativas dos torcedores. O jogo contra o Democrata-GV, válido pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, pode marcar o início de uma nova era para a equipe celeste. A partida está agendada para esta quarta-feira (12), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Desafios Imediatos: Desfalques e Possíveis Poupas
Ainda assim, o cenário para a estreia de Jardim não é dos mais fáceis. O treinador pode ter que lidar com até seis desfalques importantes, o que exige criatividade na montagem da equipe. A ausência confirmada de Gabigol, devido à suspensão automática após a expulsão contra o Atlético, é apenas o primeiro obstáculo.
Além de Gabigol, outros quatro jogadores ? Fabrício Bruno, Matheus Henrique, Christian e Lucas Romero? correm o risco de serem poupados. A medida visa evitar suspensões, já que todos estão pendurados com dois cartões amarelos. A situação de Lautaro Díaz, atualmente reserva, também é incerta devido a questões físicas.
Pendurados e o Regulamento do Campeonato Mineiro
A situação dos jogadores pendurados é um ponto de atenção para Leonardo Jardim. Fabrício Bruno foi advertido contra Athletic e América, Matheus Henrique contra Itabirito e Atlético, Christian nos dois clássicos contra América e Atlético, e Lucas Romero contra Athletic e Itabirito.
Vale lembrar que, segundo o artigo 11 do regulamento do Campeonato Mineiro, os cartões serão zerados ao fim da primeira fase, antes das semifinais. A decisão de poupar ou não os jogadores pendurados passa, portanto, por uma análise estratégica do treinador.
Opções Táticas e Alternativas no Elenco
Diante da possibilidade de poupar Fabrício Bruno, Matheus Henrique , Christian e Lucas Romero , Leonardo Jardim terá que buscar alternativas no elenco. Para a defesa, Lucas Villalba e o jovem Bruno Alves surgem como opções. No meio-campo, Walace, Lucas Silva, Fabrizio Peralta, Eduardo e Rodriguinho podem ser acionados.
Ainda no meio-campo, Marquinhos pode ser uma alternativa, dependendo do esquema tático adotado por Leonardo Jardim. A versatilidade do jogador pode ser um trunfo para o treinador português.
Lautaro Díaz: Lesão e Impacto no Ataque
A possível ausência de Lautaro Díaz por questões físicas é mais um revés para Leonardo Jardim. O próprio treinador revelou que o atacante argentino enfrenta um problema muscular, o que dificulta sua escalação como substituto de Gabigol.
Em declaração, Jardim expôs o dilema: ?O Gabigol, não teremos, temos o Lautaro (Díaz) com algum problema e o Kaio (Jorge) ainda em recuperação. Vamos ver se o Bolasie joga de atacante adiantado ou se temos outra solução?.
Regularização e a Possibilidade de Estreia Adiante
A estreia de Leonardo Jardim no comando do Cruzeiro ainda depende da sua regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O treinador chegou a Belo Horizonte no sábado (8) e acompanhou a derrota para o Atlético no Mineirão no domingo (9).
Jardim expressou sua empolgação em assumir o comando do Cruzeiro e recebeu o apoio da torcida no Mineirão. Caso não seja regularizado a tempo, sua estreia pode ser adiada para a semifinal do Campeonato Mineiro, agendada para os dias 15 ou 16 de fevereiro.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros